por Helder Oliveira
Coleções são, normalmente cobertas de afeto e atenção, revelam gostos e traços de personalidade do colecionador, mesmo que ela seja construída pensando como investimento. Mas fazer a gestão de uma coleção é algo totalmente diferente, há muita técnica e conhecimento sobre colecionismo, museologia, acondicionamento de acervos, salvaguarda material e imaterial, planejamento de uso, de aquisições, de exposições, documentação, catalogação, seguros, conservação preventiva, restauração etc.
Mas vamos por partes, vamos entender primeiro os tipos mais comuns de colecionadores.
Coleção por afeto
O colecionador por afeto ama o que coleciona, seja devido ao tema - colecionadores de artefatos da segunda guerra mundial, ou tudo sobre Elvis, Barbie etc. -, ou o tipo de objeto que colecionam - arte ou moedas. Ele vê o objeto de desejo em primeiro lugar e nem sempre reconhece o valor financeiro atrelado a ele. Por isso, ele mesmo amando seus objetos, pode muitas vezes negligenciá-los, porque há sempre um novo objeto a ser adquirido. Por conta disso ele tem uma forte propensão a se tornar um acumulador.
Por ser, normalmente muito ciumento de seus objetos, ele acredita que consegue guardar todas as informações sobre os objetos que tem em sua memória. Isso pode até ser no começo, mas não é difícil ele perder o controle conforme a coleção cresce, e acaba que ele se esquece de alguns objetos que têm, ou ainda, não acondicionar de maneira correta e mesmo pode 'se perder' dentro de sua coleção.
Como a H.O. pode te ajudar? Catalogando toda sua coleção, acondicionando de maneira correta, e também higienizando, caso seja necessário.
Coleção herdada
Herdar uma coleção reune um misto de sentimentos, pode ser algo dolorido ou feliz, pode ser afetivamente um alívio, ou ganhar uma 'bomba'. O certo que a coleção herdada é um pedaço de outra pessoa que permaneceu, seja porque ela faleceu, se foi, ou se separou. De qualquer maneira ela é uma lembrança. Pode ser boa ou ruim, cara para se manter, ou valiosa para se vender. Uma coisa é certa, antes de se desfazer, é bom refletir, tanto do ponto de vista emocional quanto financeiro. Não adianta 'querer ficar' se não tem como fazer a manutenção, e não adianta vender impulsivamente e depois querer de volta.
Como a H.O. pode te ajudar? Podemos organizar, verificar valores dos objetos no mercado respectivo (artes, antiguidades, design etc.), e te munir de informações sobre a coleção de maneira que você faça a melhor escolha.
Coleção com foco em funções de trabalho (acervo e arquivo histórico)
Podem ser coleções bem específicas como de sementes, livros de referência, insetos, tipos de pincéis, canetas, lápis, matrizes de gravura etc. As coleções com foco em funções ou interesses de trabalho são coleções com apego intelectual, e servem para contar a história de um determinado tipo de fazer, ou de conhecimento.
Um biólogo especializado em insetos (entomólogo) pode atuar em uma universidade, instituto de pesquisa, ou museu em que tenha uma coleção de insetos, ou seja, uma coleção entomológica, ou simplemente um insetário.
Como a H.O. pode te ajudar? Podemos organizar, catalogar, verificar estado de conservação, trazer especialistas para sanar os problemas de conservação, organizar exposições, criar material de divulgação científica etc.
Coleção por investimento
A coleção como investimento é feita por objetos que possuem valor de mercado, mas saiba, qualquer tipo de colecionável é um mercado de risco, seja arte, carros antigos, tapetes antigos orientais, ou objetos de design. Por isso, como o mercado de ações, é necessário estar sempre atento ao que está acontecendo, pois esses mercados são voláteis. O que ocorre no mercado local, regional, internacional, as ações políticas, o mercado econômico, as transformações na sociedade, as manifestações culturais etc. tudo tem impacto em sua coleção. Em uma determinada época ela pode valer muito, mas não ter compradores disponíveis/interessados no mercado. Em outras há compradores, mas há um enxame do mesmo tipo de objeto sendo disponibilizados nos mercados específicos, o que pode derrubar o preço.
Como a H.O. pode te ajudar? Podemos avaliar as suas peças e fazer dossiê analítico sobre o mercado do seu colecionável como investimento.
Magnífica matéria .